sábado, 7 de novembro de 2009

Informação pertinente

O blog JUVEFEMININOS, serve única e exclusivamente para promover e divulgar o que é feito pelas nossas meninas. O objectivo de todas as equipas é de trabalhar as atletas para a equipa sénior e para a seleção nacional, tentanto sempre que as equipas consigam estar sempre entre as oito melhores ao nível nacional.
Fácil é falar em anónimo, fugir ás responsabilidades, ir ao treino só por ir, não cumprir com os treinos previstos, deitar tarde antes dos jogos ou dar conselhos ás amigas ou ás filhas sem conhecimento técnico e científico da matéria...
Formar para mim é preparar para o futuro e não para o imediato, todos os técnicos que nos últimos 4 anos trabalham ou trabalharam com as nossas meninas (Sami, Diogo, Gonçalo, Filipa, André e mais recentemente Rui, Marco e Joana) tem esse objectivo.
Falhar todos falhamos, nós técnicos quando tomamos decisões erradas, os árbitros nas análises das situações de jogo, os dirigentes quando não apoiam o suficiente e as atletas quando não cumprem com o solicitado.
No blog todos os comentários são aceites desde que não ofendam ninguém... No entanto agradeço que antes de escreverem percebam que nos últimos 4 anos as nossas meninas conseguiram:
- um 1º e um 5º lugar no campeonato nacional de 1ª divisão de iniciadas femininos
- um 1º e um 3ºlugar no campeonato nacional de 2ª divisão de juvenis femininos
- um 8 lugar no campeonato nacional da 1ª divisão de juvenis femininas
- um terceiro lugar no campeonato de juniores femininas na sua 1ª presença.
- um apuramento para as competições europeias nas séniores femininas,
- várias vitóras em torneios conceituados.
Para além disso a JUVE consegui ter em 4 anos 12 atletas nas seleções nacionais, das quais 9 ainda são chamadas com regularidade (algo inédito par o clube). O culminar de todo este trabalho foi que fomos considerados centro de formação de andebol feminino
Nós (técnicos) continuaremos a trabalhar o melhor que sabemos para que as meninas percorram o caminho que achamos ser o mais correcto (não quer dizer que seja o mais rápido), que no dia de amanha sejam melhores que hoje e possamos formar não só grandes atletas mas também grandes mulheres.
Mais informo que se encontram abertas as inscrições para o curso de treinadores de Nível I no site da Federação de Andebol.
Atenciosamente
Beijinhos, abraços, bons treinos e boas análises.

André Afra

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Selecção Nacional

As nossa atletas Sofia João (GR), Ana Filipa Gante (LE/LD) e Sara Gonçalves (PV), estiveram presentes, uma vez mais, no estágio da selecção nacional de Juniores C que se realizou em Leiria. A todas muitos parabéns e continuem aplicadas como até aqui, pois só assim podem
voltar a ser chamadas. Força meninas ... :)

Artigo Jornal de Leiria

(Trabalho publicado no Jornal de Leiria do dia 19/10/2009)
"Atletas da Juve em força nas selecções nacionais de andebol
-Nove à roda da selecção-"


O vermelho da Juve confunde-se, neste caso, com o encarnado da camisola das quinas. Não são uma nem duas, são nada menos de nove, as atletas da Juventude do Lis que habitualmente são convocadas para a selecção nacional de andebol. Prova que as chamadas não são fruto do acaso nem de um talento surgido de forma ocasional, mas de um trabalho de base que os responsáveis acreditam terá saborosos frutos a médio prazo. Diana Pereira, 21 anos, é canhota, alinha a lateral-direito e está no primeiro ano do curso de Energias Renováveis na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria. Está na selecção A. Helena Côrro, 18 anos, joga a pivot e está no segundo ano de Medicina, em Coimbra. Gizelle Carvalho, 17 anos, é ponta-
esquerda e está no 12º ano da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. Apesar da juventude, estas atletas já têm um papel relevante na equipa sénior do clube e são figuras de destaque nas selecções juniores. Mais novas são as guarda-redes Tatiana Góis, de 16 anos, que frequenta a Escola de Formação Social, nos Marrazes, e Sofia João, de 14 anos, que estuda no 9º ano na EB 2,3 Nery Capucho, da Marinha Grande. Com elas, a lateral-esquerda Ana Gante, de 14, anos, que está no 9º ano na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e a pivot Sara Gonçalves, de 15 anos, que frequenta o 10º ano na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, compõem o lote das sete que este ano estiveram na selecção.
Chamadas o ano passado, mas que este ano ainda não tiveram oportunidade de estarem presentes em estágio ou jogos da selecção, Inês Silva, de 16 anos, primeira- linha, que frequenta o 11º ano na Escola Secundária Domingos Sequeira, e a ponta-direita Francisca Marques, de 14 anos, que estuda no 9º ano na EB 2,3 D. Dinis, estão à espera, a qualquer momento, do regresso. Para André Afra, responsável técnico pelo andebol feminino da Juve, esta vasta representação nas representações nacionais, tem várias razões de ser. “Tentamos ao máximo descobrir novos talentos e trabalhamo- los o melhor possível. Fazemos algo de diferente, que é
o trabalho por níveis de aprendizagem, as mais aptas com as mais aptas. Penso que é por isso que fomos considerados centro de formação de andebol feminino.”
O futuro é, pois, risonho. “Gostávamos de ir longe... chegar aos três primeiros lugares. Este ano já conseguimos fazer coisas muito boas, perdemos por um com o Madeira SAD, com uma equipa com pouca experiência. Acredito que quando as nossas atletas mais novas chegarem a seniores, ajudadas pelas mais velhas, possamos chegar lá.

Seniores Femininas

Depois da última análise feita a nossas meninas jogaram contra o albufeira (2 jogos) e contra o Gil Eanes. Assim a Juve venceu os dois encontros com o Albufeira e perdeu no algarve contra aforte equipa do gil eanes, por uma diferença demasiado pesada para aquilo que se verificou dentro do campo. Neste fim de semana a JUVE recebe a equipa do Castelo Branco, onde tem a obrigação de vencer e continuar a lutar pelo apuramento para a fase final do campeonato.

Juniores Femininas

Iniciou-se no último fim de semana a 1ª jornada para as nossas juniores contra o Passos Manuel... Esperava-se um jogo difícil, mas uma atitude fantástica, quer a defender quer a atacar, levou a que o jogo se tornasse mais fácil do que o esperado. Assim fica o resultado de 45 - 26 a favor da JUVE, que este fim de semana jogará em Pombal contra o João de Barros.
Objectivo ficar nos 2 primeiros do grupo...

Juvenis Femininas

Começa, FINALMENTE, o campeonato nacional das nossas juvenis, depois de realizar diversos jogos de treino e terem começado a trenar a 1 de Setembro, dois meses depois começam os jogos oficiais e logo contra a fortíssima equipa do Alcanena. Esperamos este ano conseguir ir mais além que no ano passado, para isso é necessário muita dedicação...
Boa sorte e bons jogos. :)

Iniciadas Femininas

As nosas iniciadas já levam 4 jogos e outras tantas vitórias sendo assim lideres isoladas no seu grupo desta 1ª fase do campeonato nacional. Neste fim de semana temos um jogo difícil contra a forte equipa do Catarinense e onde uma vitória deixará a JUVE a 1 passo da próxima fase. Parabéns e continuem a treinar...:)

Infantis Femininas

As nossas mais novas já iniciaram os jogos tendo na última concentração demonstrado grande evolução e obtiveram duas vitórias. Assim resta continuar a treinar e jogar no campeonato regional para em Janeiro esterem prontas para o Nacional.